© Todos direitos reservados a Aprendendo a Pensar

info@aprendendoapensar.com.br

+55 11 96466-2184

Av. Paulista, 726 - 13º andar - Conj.1303 - Bela Vista

01310-100 - São Paulo - SP

  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Xiko Acis

Resíduos Humanos

De todas as espécies vivas que existem no planeta terra, o ser humano é, sem dúvida, o que produz mais resíduos em sua existência. Já fazíamos isso há muito tempo quando estávamos nas cavernas e produzíamos basicamente lixo orgânico e, fazemos isso hoje de forma brutal, agora com a produção de resíduos de produtos industrializados.


A quantidade de plástico, metal, vidro etc que sai de uma residência é algo impressionante. Considerando apenas onde há coleta, um ser humano brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia, com base nos levantamentos. Esse volume é mais ou menos o mesmo por todo o planeta. Estimando a população mundial em 7 bilhões de habitantes,produzimos cerca de 2.555.000.000.000 de quilos lixo por ano. Isso é muito resíduo para um planeta tão pequeno como o nosso.


Resíduo é uma questão de educação e compreensão. Deveríamos ter uma compreensão mais elaborada sobre os resíduos desde os primeiros anos de alfabetização e durante o resto de nossas vidas. Fritjof Capra, físico austríaco e ecologista de carteirinha, fala em uma "alfabetização ecológica", como a alternativa mais viável para mudar o modelo mental da população e conseguir que a espécie sobreviva. Eu concordo com ele, porém não acredito que nossa espécie vá sobreviver. Creio nisso em função de vários outros motivos e não só o conhecimento ecológico. Somos egoístas demais para querer sobreviver em grupo.


O mundo fala de sustentabilidade, porém as definições sobre o que é a sustentabilidade são confusas e limitadas. Depois de ler sobre esse assunto, acredito piamente que sustentabilidade é a consciência sobre os resíduos que produzimos: uma preocupação constante sobre os resíduos - de quem produz os produtos que consumimos - e outra preocupação maior ainda sobre o que fazem com os resíduos que produzimos.


Em suma, sustentabilidade é uma preocupação sistêmica com resíduos de uma forma global: antes de consumir, ao consumir e depois de consumir.É o legado que deixaremos para o planeta.


Imagine, por exemplo, que você se torne responsável pelo resíduo de tudo o que você venha a consumir até a transformação dele em algo que não agrida o planeta em tempo algum. Em outras palavras, o que você produzir de resíduo, deverá se transformar novamente em algo bom para natureza.


Você consumiria o que está consumindo hoje? Consumiria da mesma forma e quantidade que consome? Procuraria produtos de empresas que ajudasse você com os resíduos? O que você faria efetivamente?


Essa reflexão poderá ajudar você e o planeta.

1 visualização