Qual modelo de tomada de decisão sua Organização utiliza no dia a dia?


Na prática, tenho notado que o modelo Autocrático é o que mais existe, mesmo atualmente. Está presente em cerca de 80% das organizações pequenas e médias. O modelo Democrático, aquele que busca o famigerado consenso, tem presença garantida em 19% das organizações, principalmente as médias e grandes.


Já o modelo Sociocrático, aquele que 100% das Organizações dizem que pratica, está presente em apenas 1%, usando da boa vontade para definir esse número.


Embora seja um objeto de desejo de todas as 0rganizações, o modelo Sociocrático que utiliza o argumento válido, ou seja, argumento construído com base em que todas as premissas são verdadeiras, é de difícil implementação dentro de uma organização.


Em primeiro lugar, é preciso ter e/ou querer desenvolver o repertório para toda a equipe. Aqui estamos falando em: pensamento sistêmico, lógica/filosofia e demais temas ligados a atividade da Organização. Sem repertório condizente com a Organização não há construção de argumentos válidos. Em segundo lugar, a Organização não pode construir argumentos não válidos, ou seja, baseados em premissas não verdadeiras (práticas dos modelos Autocrático e Democrático). A Organização viveria num ambiente de sofismas e falácias praguejando o modelo Sociocrático mundo afora.


Agora, se o modelo Sociocrático for implantado de forma genuína, seus benefícios são imensos fazendo com que a Organização se torne: Rica, Ética, Inspiradora e Perene. Quer tentar?


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo