• Xiko Acis

Paradigmas & Paradoxos

Paradigma: literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um referência criada por nós para dar "conforto" as nossas decisões. Já Paradoxo, é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade.


Alguns exemplos de paradigmas: "Precisamos dormir 8 horas por dia" (Não é uma verdade universal); "O céu está cinza escuro e nublado, deve chover" (Pode ser que sim, pode ser que não); "A Suíça fabrica os melhores relógios do mundo" (Na verdade são os mais caros).


Alguns exemplos de paradoxos: "Eu amo a natureza, mas odeio inseto" (Inseto é da natureza); "Eu amo estudar, mas odeio ler" (Para estudar alguma coisa você precisa ler); "Esta frase é falsa" (Se esta frase fosse verdadeira, quer dizer que o que ela diz é verdadeiro, então ela á falsa. Mas ela não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Se ela for falsa, significa que o que ela diz não é verdade, logo, quer dizer que ela é verdadeira.Ela também não pode ser falsa, pois aí implica que ela também é verdadeira. Então, esta frase é falsa ou verdadeira? Nem um nem outro, ela é um paradoxo).


Nos negócios é muito comum encontrarmos paradigmas e paradoxos. Às vezes isso atrapalha muito o desenvolvimento de uma empresa e seus colaboradores. Às vezes faz com que o negócio venha a quebrar ou passar por situação financeira extremamente delicada.


Os paradigmas mais comuns das empresas são: "Nós sempre fizemos assim e sempre deu certo..."; "Temos que seguir o modelo do líder de mercado se quisermos crescer..."; "Quem determina os preços é o mercado...."; "As empresas departamentalizadas são as que dão certo..."; "Funcionário se motiva com dinheiro...."; e assim por diante.


Esses paradigmas são crenças equivocadas e desatualizadas. "Sentar em cima" de um paradigma é uma besteira enorme. Você já ouviu falar que devemos "quebrar paradigmas"? Pois é, isto não existe. O certo é "trocarmos de paradigmas" sempre que necessário. Não vivemos sem paradigmas. Os nossos paradigmas nos trouxeram até aqui. Precisamos revisitá-los sempre e mantê-los atualizados. É o famoso "abrir a cabeça". Dizem que duas coisas funcionam muito bem abertas: a mente e o paraquedas.


O grande problema nas empresas são os paradoxos. Esses sim são perniciosos e criam um clima nefasto dentro das empresas. Os principais que conheço são: "Somos éticos em nossa empresa...." (mas a empresa tem caixa dois); "Estamos num momento difícil e temos que cortar os custos..." (o dono aparece com um carro novo); "Aqui, somos uma família..." (se o funcionário chega atrasado é descontado do salário); "Aqui todos estão comprometidos..." (a empresa tem muitas ações trabalhistas); "Aqui na empresa, prezamos pela competência..." (não gasta um centavo em desenvolvimento humano e, às vezes está cheia de parentes incompetentes do dono); e assim vai.


Esses paradoxos são um tiro no pé. Como eles ficam apenas subentendidos e não explícitos, eles corroem a confiança e significado do negócio. Na verdade as pessoas são tratadas como objeto e não como sujeito. Essa tensão, a médio prazo, tende a esgarçar o tecido organizacional de tal forma que não há mais o que fazer. Os danos ficam permanentes e a empresa mingua até perecer de vez.


Penso que há uma saída inteligente: o resgate da coragem em todos os colaboradores e no próprio dono e/ou CEO. Muitas pessoas pensam que coragem está relacionada a grandes feitos e atos heroicos, porém a coragem é algo muito mais belo e esperançoso. A raiz da palavra Coragem vem de coração e ação, ou seja: Agir com o coração. Ter coragem não é enfrentar ou confrontar algo; ter coragem é perceber a centelha divina que existe em cada ser humano para não desanimar diante dos obstáculos, para nunca desistir da verdade, para reconhecer os próprios erros e para consertar o que tenha destruído. Essa é a verdadeira coragem que não precisa de lança e nem de escudo. Só precisa de caráter e generosidade. Simples assim!

0 visualização

© Todos direitos reservados a Aprendendo a Pensar

info@aprendendoapensar.com.br

+55 11 96466-2184

Av. Paulista, 726 - 13º andar - Conj.1303 - Bela Vista

01310-100 - São Paulo - SP

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn