© Todos direitos reservados a Aprendendo a Pensar

info@aprendendoapensar.com.br

+55 11 96466-2184

Av. Paulista, 726 - 13º andar - Conj.1303 - Bela Vista

01310-100 - São Paulo - SP

  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Xiko Acis

Para quê você e sua empresa existem?

Geralmente uma empresa é aberta com objetivo de ganhar dinheiro. Ela permanece com esse foco por determinado período. Chega um momento, então, que algumas sucubem e fecham. Outras continuam por mais um tempo, porém começam a aparecer sintomas como: perda de colaboradores, rentabilidade baixa e/ou negativa,desânimo no clima organizacional entre outras patologias. Há também as que prosperam e seguem em frente.


As que fecham, geralmente o fazem por problemas financeiros graves. Só que estes problemas são efeitos de uma causa nefasta que é o foco estrito dos seus líderes apenas no dinheiro. Empresas assim não tem nenhum significado para os seus donos, nem para os colaboradores e nem para o mercado, que acaba preterindo os seus produtos e/ou serviços para outras empresas mais comprometidas. É bom para o mundo que empresas com o foco apenas no dinheiro fechem. Elas e seus donos são predadores por natureza.


O outro grupo de empresas - as doentes - são fruto de líderes angustiados que, em determinado momento, tinham apenas o foco no dinheiro e agora enxergam outras possibilidades. Essas empresas precisam definir o "Para quê?" existem para continuar se desenvolvendo juntamente com seus colaboradores. Nenhum colaborador em sã consciência quer acordar todo dia cedo para trabalhar como um louco com o objetivo de deixar os donos da empresa ricos. Ledo engano o empresário que pensa que isso vai ocorrer todo o tempo, o tempo todo.


Pessoas e empresas precisam de propósitos e significados mais consistentes. Precisam de uma causa (para quê?) que una todos em uma única direção. Essa causa, quando definida com técnica, geralmente abarca: os acionistas, os colaboradores, os clientes/consumidores, os fornecedores, a comunidade, a sociedade, o governo e todos os demais que fazem parte do holograma da empresa. Essa definição ajusta o rumo de todos e a mágica acontece: ética e prosperidade, com humanidade.


O último grupo: as que nascem e prosperam são empresas que na sua gênesis possuem um significado motor. São raras essas empresas e líderes, mas existem e devem servir de inspiração para todos nós. Elas sabem muito bem "Para Quê?" existem neste mundo.


E você, sabe realmente "Para Quê" você e/ou sua empresa existem?

Se não sabe, está na hora de saber!?

1 visualização