Liderético


Líder é um indivíduo que comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de ideias. Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo universal. Liderético é aquele que age, orienta e inspira pessoas a realizarem obras e deixarem legados importantes para o bem do mundo.


Para ser um Liderético, o ser humano sabe que precisa de alguns ingredientes fundamentais para que possa se desenvolver como um autentico líder orientado para construir um mundo melhor, incluindo aqui sua família, sua empresa, sua comunidade, sua cidade, seu estado, seu país e o pequeno, mas não menos importante, planeta terra. Esses ingredientes são:


  • Construir Repertório: A formação técnica estruturada específica e abrangente é fundamental, porém outros saberes são muito importantes: filosofia, artes, antropologia, história, sociologia, biologia, psicologia, neurociências, etc. Entender que a ignorância é a raiz de todos os problemas é o que o motiva para entrar em movimento em busca do conhecimento.

  • Visão Enxadrista: O melhor enxadrista é aquele que consegue ver mais jogadas a frente. Pois bem, essa habilidade pode ser desenvolvida quando melhoramos o nosso repertório. Passamos a ter uma reflexão melhor sobre os fatos, entendê-los de forma lógica, começamos a buscar a simbiose, o planejamento, a inovação, a criatividade e a consiliência. Sabemos que não há verdades absolutas, por isso necessitamos olhar o futuro e enxergar as possibilidades que queremos construir

  • Agenda Ética: De que serve ter um bom repertório e uma visão enxadrista se não criarmos uma agenda ética para utilizar esses recursos que desenvolvemos? Nossos pais nunca fizeram uma reunião de família para discutir ética. Na escola, não tivemos a ética como base dos estudos. Na empresa é muito difícil marcar uma reunião com regularidade sobre ética. Então, se não aprendemos ética na família, se não aprendemos ética na escola, se não aprendemos ética no trabalho, como sabemos o que é ética? Criar uma agenda ética é dar importância para as condutas, para os valores, para o legado que vamos deixar e inspirar pessoas a fazerem o bem. Sabemos que em cada escolha há uma renúncia, por isso precisamos nos conectar com nossa essência e existência.

  • Praticar Generosidade: Ser generoso é colocar o nosso repertório, visão enxadrista e ética em ação. A generosidade é fundamental para olharmos a sustentabilidade, a responsabilidade social, para a noção de pertencimento, para o altruísmo e filantropia. Pessoas generosas produzem mais e melhores resultados para todos. Ser generoso é falar não para a "Síndrome do Predador" que nos leva a pensar que matando um leão por dia estaremos construindo algo edificante. Quem é generoso tem histórias para contar. Quem não é, só tem discurso.


Todos esses ingredientes são alicerçados por uma base fundamentada em: colaboração, comprometimento e geração de riqueza. O Liderético sabe que precisa cuidar do: DREi - Demonstrativo de Resultados do Exercício invertido, de um bom sistema de precificação de produtos/serviços, da autonomia de suas lideranças, da gestão de projetos desafiadores, dos indicadores e métricas construtivas e de tudo mais que mantém a empresa com um excelente desempenho. Ele faz isso vivendo dia a dia o"Para quê a empresa existe". Esse "para quê", que não é a missão e nem a visão, define o significado e propósito da empresa. É esse significado e propósito que une talentos ilimitados. Afinal, todos nós gostaríamos que nosso trabalho fosse apenas um hobby.


E você? O que acha de se tornar um Liderético?

0 visualização

© Todos direitos reservados a 7S Projetos Ltda | Aprendendo a Pensar - Especialistas em Ética e Moral

    São Paulo - Brasil - info@aprendendoapensar.com.br

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn