E a vingança...como fica?


Salomão é o único médico de uma pequena cidade do interior. Formado na capital, ele mudou para o interior para realizar o sonho de contribuir para aquela comunidade na qual nasceu, além de levar uma vida mais tranquila.


Acontece que, por um infortúnio desta vida, a casa em que mora foi assaltada e seu filho mais velho levou um tiro e morreu. A família sofre muito essa perda até hoje, mesmo tendo passado três anos.


O assassino do filho foi capturado e condenado à morte na cadeira elétrica. Isso vai ocorrer hoje ao meio-dia. Às nove horas da manhã toca o telefone na casa do Dr. Salomão, informando que há uma urgência na prisão. Pedro, o assassino do seu filho condenado à cadeira elétrica, teve a apendicite supurada e precisa de uma cirurgia urgente.


Como único médico da cidade, Dr. Salomão precisa ir ao hospital onde Pedro foi levado para fazer a cirurgia. Caso contrário, a pena de morte não poderá ser executada como previsto. Há um contrassenso em tudo isso. Salvar primeiro para matar depois. Mas a lei prevê isso. Uma coisa é uma coisa... outra coisa é outra coisa. Pedro foi condenado a morrer por um crime na cadeira elétrica e não de apendicite supurada. Perante a lei, todo ser humano tem direito a um tratamento médico.


Dr.Salomão pode alegar que não tem condições psicológicas para operar Pedro, já que está envolvido emocionalmente no caso. Na verdade, ele estava se preparando para assistir a morte de Pedro na cadeira elétrica. Para ele a justiça está sendo feita após três anos de espera e sofrimento.


Mas, Salomão pode ser o próprio carrasco de Pedro. Ele o terá ao seus cuidados podendo realizar a justiça com as próprias mãos. Ele pode levar Pedro a óbito e alegar qualquer desculpa técnica.


O que fazer? A moral/lei diz que é necessário cuidar de Pedro para depois executá-lo. A ética diz que Salomão não estaria fazendo nenhum bem para humanidade fazendo justiça com as próprias mãos.


Dr. Salomão tem apenas alguns minuto...

7 visualizações

© Todos direitos reservados a 7S Projetos Ltda | Aprendendo a Pensar - Especialistas em Ética e Moral

    São Paulo - Brasil - info@aprendendoapensar.com.br

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn