© Todos direitos reservados a Aprendendo a Pensar

info@aprendendoapensar.com.br

+55 11 96466-2184

Av. Paulista, 726 - 13º andar - Conj.1303 - Bela Vista

01310-100 - São Paulo - SP

  • Instagram - Black Circle
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Xiko Acis

Código de Ética não existe...


Por favor, parem de chamar de “Código de Ética” o que é “Código de Conduta”. Ética nenhuma pode ser “codificada” pelo simples fato de que não podemos ser éticos seguindo um conjunto de regras específicas de uma determinada associação, empresa, etcetera e tal. Agora estão criando “selos” de ética. É o fim do conhecimento filosófico deste tema.


A ética é universal e trata das ações humanas em relação a fazer ou deixar de fazer o Bem e o Mal. Temas como: Justiça, Poder, Fome, Educação, Morte, Vida, etc. são do escopo da ética e, por isso, não podem ser codificados para alguém ou para um grupo de pessoas. Eu não posso ser um médico ético e um ser humano não ético na mesma pessoa. Ou eu sou ético ou não sou.


Podemos criar “códigos de conduta” e/ou “códigos morais”, pois esses sim tratam de regras que um determinado grupo, associação, empresa podem e, em alguns casos, devem ter e praticar.


Ao confundirmos “Código de Ética” com “Código de Conduta/Moral” esvaziamos os conceitos de ambos, tornando-os apenas peças sem sentindo como são nos dias atuais. A avaliação ética sempre estará em última instância analisando se determinada atitude causou bem/mal para o ser humano. A avaliação da conduta/moral vai analisar se determinada regra para determinado grupo de pessoas foi quebrada e qual será a decisão sobre tal atitude.


Se uma criança furta um pão em uma padaria para comer por que ela está com muita fome, como você julgaria esse ato? Antiético? Imoral? Ilegal?

Pois é, este ato não tem nada de antiético. Apenas trata-se de um ato ilegal/imoral que deve ser analisado pelo conjunto de leis/condutas que estão submetidas aquele grupo. Pode ser que em outro grupo, país, cultura, o que a criança fez não seja nem ilegal nem imoral.


Agora, se nós deixamos crianças com fome, isso sim é um ato antiético dos mais graves que o ser humano pode cometer. Por que fome é um problema universal (aqui no Brasil, na África, na China, etc.) e devemos tratá-la de forma humana onde se não o fizermos estamos provocando um grande mal ao semelhante.


Por isso, se na sua empresa, associação, grupo, etc. têm “Código de Ética”, rebatize esse instrumento para “Código de Conduta e/ou Moral” e ajude a valorizar e difundir o pensamento ético no mundo de forma clara e filosófica. Só assim poderemos ajudar a construir um futuro melhor e mais ético para todos. Como dizia Saramago: “A única evolução possível para o ser humano é a evolução ética. O resto é apenas acumular bens”.















3 visualizações