Anomia: O mal contemporâneo


Este termo foi cunhado primeiramente por Émile Durkheim em seu livro O Suicídio. Durkheim emprega este termo para mostrar que algo nas pessoas não funciona de forma harmônica. Algo está funcionando de forma patológica ou "anomicamente." Ele demonstra que muitas pessoas optam pelo suicídio por anomia, ou seja, por pura fata de propósito/significado em suas vidas.


Partindo dessa premissa podemos encontrar, não só pessoas anômicas como também empresas anômicas. Na verdade é o que mais ocorre no mundo dos negócios. A falta de um significado/propósito maior da empresa acabadeterminando o seu prazo de validade. Se continuar anômica perecerá em pouco tempo.


Propósito/significado podem conter a missão/visão declarada, mas nunca estar contido. O propósito/significado são maiores e mais inspiradores. Sempre falo que missão e visão, geralmente, são feitas para se colocar na recepção das empresas. São apenas palavras em um quadro que no fundo não significa nada para as pessoas. É comum parar um colaborador e perguntar, qual a missão de sua empresa? A resposta, invariavelmente é, veja bem....


Encontramos o propósito/significado da existência de uma empresa quando fazemos um esforço estruturado para responder: Para quê a empresa existe?


Digo esforço estruturado querendo afirmar que tal definição não cai do céu. É necessário reunir os colaboradores e criar esse "para quê" empresarial, com base e na discussão dos"para quê´s" individuais. É uma construção engajada de todos os colaboradores que querem mais do que salário, benefícios, carreira, etc.


O "para quê" de uma empresa colaborativa deve contemplar ações que a transformem em: rica, ética e inspiradora e perene. Rica, no sentido de gerar riquezas. Ética, por que não conseguimos evoluir se não for dessa forma.Inspiradora e perene, por que temos que deixar um legado que dê orgulho a todos que o ajudaram construir.


As ações da empresa devem iniciar com os colaboradores, seguindo para comunidade, cidade, estado, país e planeta. É como se uma pedra fundamental (empresa) caísse em um lago e formasse círculos concêntricos abrangendo cada vez mais outras instâncias. As pessoas se engajam quando tem uma visão de que podem contribuir para evolução da sua empresa como podem ajudar a construir um mundo melhor.

Definitivamente, ninguém quer acordar cedo todos os dias para enriquecer o dono! Isso é muito menor para quem quer e pode pensar maior.


E você e sua empresa? Sofrem de anomia?

19 visualizações

© Todos direitos reservados a 7S Projetos Ltda | Aprendendo a Pensar - Especialistas em Ética e Moral

    São Paulo - Brasil - info@aprendendoapensar.com.br

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn