
A Ética precede a Religião
Todo ser humano, antes de escolher qualquer religião, seita ou um dogma, deveria aprender ética e moral de forma estruturada e profunda.
A ética precede a fé em todos os sentidos. Mesmo que você tenha fé na ética e na moral, sem você conhecer ética e moral profundamente, você tende a aceitar os dogmas sem um filtro intencional que, há 2.500 faz parte do repertório evolutivo da humanidade.
Resumidamente, a ética trata do bem/mal comum com viés universal e a moral trata do certo/errado com viés singular.
Os assuntos que a ética cuida e inspira a moral, têm uma visão mais abrangente ou seja, ultrapassa as fronteiras de um país. Não há ética brasileira, japonesa, americana. Há ética e ponto.
Os assuntos da ética, com esse viés universal, são assuntos que existem em todo o mundo: respeito, amor, educação, corrupção, homicídio, suicídio, honestidade, justiça e assim por diante.
Assim, a ética é princípio, é permanente, é universal, é regra, é teoria, é reflexão e trata do bem/mal comum do ser humano.
A forma como são praticadas, em cada cultura, está relacionado mais a moral do que a ética. A moral é o que o grupo de pessoas definiu como ações corretas para aquela situação. Por exemplo: preservar a vida é um assunto da ética. Usar o cinto de segurança (que não é universal) é um assunto da moral. A moral está ligada muita mais as leis do que ao bem comum.
Desta forma, a moral trata de uma conduta específica, é temporal, é cultural, e a conduta da regra, é a prática e trata do certo/errado.
As religiões em geral têm sua moral estabelecida através dos códigos de conduta que criaram. A bíblia, Torá, Alcorão e assim, cada uma com suas regras de conduta, definem o que seus seguidores devem ou não fazer. Da mesma forma que um funcionário que, ao não seguir uma regra do código de conduta da empresa é considerado imoral, um fiel, não seguir o código de conduta da sua religião é igualmente imoral.
Se você escolheu ser cristão, seja de qual linha for: evangélico, católico, protestante etc., e não segue a bíblia de forma literal, você é um(a) imoral, seja a desculpa que arrumar, continua sendo um(a) imoral.
Se você não tem condições de seguir o que está escrito na código de conduta da sua religião, você tem duas alternativas: lute de todas as formas para alterar o código para sua realidade ou deixe de seguir sua religião. Ficar na religião e não seguir o código te torna hipócrita e imoral, fazendo com que essas características continuem nas próximas gerações. Você deixará uma herança maldita para seus filhos e descendentes.
Somente estudando ética e moral profundamente, é que você poderá entender esses princípios e fazer de sua fé algo mais adequado ao mundo contemporâneo.
Antes de ser religioso, seja ético.
