Código de Conduta e Princípios Éticos

O fato de uma Organização ter um “Código de Ética e/ou Conduta e demais documentos de conformidade” implantados, não quer dizer que seus stakeholders seguem o que foi estabelecido como condutas aceitáveis e permitidas pela Organização.
Minha experiência de mais de 18 anos lidando com isso, mostra que a gestão do Código de Conduta e demais documentos de conformidade, e sua plena aderência pelos stakeholders é, na maioria de vezes, precária.
Isso ocorre em função do Código de Conduta e demais documentos que são entregues na hora da contratação e/ou implementação de processos aos stakeholders e nunca mais é tratado como fio condutor organizacional. Não há uma agenda ética e moral que cuide disso.
O que falta para fazer com que um Código de Conduta e demais documentos, após sua implantação, fiquem “vivo” dentro da organização?
Entendemos que faltam várias etapas. A principal é um teste que mede a aderência, pelos stakeholders, ao Código de Conduta e/ou documentos. Após essa aferição, várias atividades podem ser realizadas de forma efetiva.
Esse teste deve ser conduzido por quem entende de Cultura Ética e Moral Organizacional. Se for feito de forma amadora, produzirá resultados falhos.


Nós da Aprendendo a Pensar somos especialistas no Desenvolvimento da Cultura Ética e Moral Organizacional. Fazemos isso para diversas organizações de todos os portes e segmentos.
Nosso papel é analisar o seu Código de Conduta e/ou demais documentos, criar questões relevantes e que podem aferir riscos organizacionais, aplicar o questionário de forma anônima para os stakeholders, produzir um relatório detalhado e apresentar o mesmo com recomendações.
Baixe nossas apresentações e vamos conversar. Tenho certeza que podemos realizar um trabalho em conjunto muito produtivo e edificador.